DIFERENCIAIS CCM

AVALIAÇÃO FORMATIVA E QUALITATIVA, COM ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO

No Colégio CCM realizamos a modalidade de avaliação formativa (processual), caracterizada, principalmente, por ser:

a) Integral: abrangendo todas as áreas de desenvolvimento - socioafetiva, psicomotora e cognitiva.
b) Interativa: comprometendo nesse processo, além do professor, demais educadores do Colégio, os(as) próprios alunos e seus familiares.
c) Contínua: realizada em diferentes momentos e através de diversos procedimentos.
d) Acumulativa: os principais conteúdos (conceitos, fatos, procedimentos, valores e atitudes) trabalhados em cada etapa serão aprofundados e reavaliados nas etapas seguintes.
e) Diferenciada: definiremos metas de aprendizagem adaptadas e/ou instrumentos/intervenções diferenciados, para avaliarmos, de maneira justa, o desempenho dos alunos que, por fatores diversos, estejam com dificuldade de superar os desafios propostos ao seu grupo-classe.

Procuramos, assim, assegurar na avaliação, a prevalência de aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Com vistas à socialização dos resultados da avaliação formativa (processual) que realizamos, organizamos o ano letivo em 5 (cinco) etapas.

As avaliações acumulativas são realizadas duas vezes por bimestre. A AV1 que poderá ser dividida em etapas, a critério do professor, até somar 10 pontos e a AV2, prova com valor de 10 pontos.
A média do bimestre será  AV1+AV2
                                                  2
O aluno que alcançar o total de 280 pontos ao final do quarto bimestre ficará isento de fazer a PF (Prova Final).

Fará recuperação anual (após concluídos os dias letivos exigidos por lei) o, aluno que não apresentar uma síntese anual em qualquer das disciplinas. Após a recuperação anual, define-se uma Nova Síntese Anual, considerando-se os esforços e investimentos no período de recuperação.

IMPORTANTE: Um aluno CCM deverá estar consciente de que sua avaliação ocorre diariamente, já que ela é parte integrante do processo ensino-aprendizagem, do qual ele é construtor e principal responsável. Desta forma, minimizamos tensões desnecessárias frente a situações tradicionais de avaliação. Esse é um aspecto importantíssimo de nossa prática e que precisa ser bem assimilado pelas famílias, para que possamos assegurar um compromisso consciente e tranquilo dos nossos alunos em relação à aprendizagem.

Os alunos serão informados dos períodos de atividades avaliativas.

Os alunos do EF (Ensino Fundamental) que necessitarem de alguns investimentos específicos na sua aprendizagem deverão participar do período de APOIO, para que possam receber novas orientações das suas professoras durante o primeiro mês do ano letivo. Durante esse período os alunos irão rever os principais conteúdos do ano anterior, pré-requisitos para a série que irão cursar. Esse também é um momento de adaptação para os novos alunos, que deverão conhecer a rotina do CCM e se familiarizar com o colégio e nossa equipe de funcionários.

PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS QUE USAMOS FREQUENTEMENTE:

• Observação sistemática da postura de estudante em permanente construção (metas da Formação Pessoal e Social).
  • Diferentes produções individuais e/ou coletivas, como: compreensão de leitura, produção de textos, exercícios em livros e fichas, jogos, resolução de problemas, registros de experiências, vivências, aulas de campo, seminários, debates.
  • Testes orais e escritos
  • Autoavaliação.
Através desses procedimentos, estaremos permanentemente diagnosticando o grau de aproximação / afastamento do(a) aluno(a) em relação às metas de aprendizagem definidas para cada disciplina e expressas nas fichas de acompanhamento individual/avaliação.