DIFERENCIAIS CCM

Modalidades de apoio

A) Mediadora ou Acompanhante Pedagógica

É uma professora auxiliar em tempo permanente, com o olhar mais específico para um determinado aluno com necessidades educacionais especiais. Ela deverá estar apropriada do planejamento geral da classe, para poder fazer as devidas adaptações no mesmo, facilitando a execução por parte do referido aluno, das propostas da rotina da sala e, principalmente, deverá auxiliar a professora da turma nos aspectos da gestão da sala de aula de que ela mais necessite e na avaliação e redirecionamento das propostas futuras, dirigidas ao aluno em questão.

B) Professora Itinerante ou Volante

Esta profissional tem a função de auxiliar não só o aluno com necessidades educacionais especiais, como todos aqueles que por qualquer razão tenham apresentado alguma dificuldade em determinado momento, na sua própria sala de aula ou na nossa Sala de Recursos a realizar as atividades que lhe são propostas, com melhor compreensão, facilitando, também, o seu entrosamento com seus pares, na produção de algo conjunto. Geralmente, atua em mais de uma sala de aula, colaborando com a professora no atendimento diferenciado a determinados alunos.

C) Sala de Recursos

É um serviço criado para auxiliar as professoras de sala no atendimento diferenciado aos alunos com necessidades educacionais especiais ou mesmo aqueles que apresentam alguma dificuldade momentânea , no próprio horário de trabalho, visando assegurar-lhes uma orientação mais individualizada, minimizando, assim, as suas dificuldades de aprendizado. Os alunos que participam desse serviço são encaminhados por suas professoras para a Sala de Recursos, em horários combinados entre elas e a educadora que irá atendê-los . O atendimento geralmente é feito em duplas e as atividades que lá se realizam são construídas pela(s) própria(s) professora(s) da classe, podendo ser adaptadas pela educadora responsável por esse serviço.

D) S.O.S

É um serviço oferecido aos alunos que não atingiram as metas e que foram encaminhados ao SOP pelos professores de sala. Funciona preventivamente para aqueles que apresentam dificuldades na aprendizagem de determinada disciplina.
As aulas serão ministradas pelos professores do aluno sempre que possível e acontecerão fora do horário escolar.